quinta-feira, 27 de janeiro de 2011


Lançado novo programa de bolsa de doutorado para docentes do Mercosul

O Programa de Bolsas de Doutorado para Docentes – Mercosul foi lançado esse mês pela Capes em parceria com os ministérios da Educação da Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Chile. O programa visa à criação de vínculos entre as universidades através da integração e cooperação entre pesquisadores. Além da troca de experiência na sala de aula entre os docentes. Os benefícios são bolsa por até 48 meses, auxílio instalação, transporte aéreo e seguro saúde. As inscrições já estão abertas e vão até 31 de março. Está previsto que as atividades comecem no primeiro semestre de 2012.
Fonte:
www.capes.gov.br

Inscrições abertas para doutorado e pós-doutorado na Espanha

Em convênio com a Fundação Carolina, da Espanha, a Capes abre inscrições para bolsas de estudo nas modalidades doutorado sanduíche e pós-doutorado. As inscrições podem ser feitas online até o dia 28 de fevereiro. Os benefícios para os selecionados são, além da bolsa de estudo, seguro saúde, auxílio instalação e passagem aérea. Durante a seleção serão verificados documentos e mérito científico da candidatura. A divulgação dos resultados está prevista para abril e as atividades começam em maio e/ou setembro de 2011.
Fonte:
www.capes.gov.br

Inscrições abertas para bolsa de estudo de doutorado na Alemanha

Até o dia 3 de março os interessados em fazer doutorado, integral ou sanduíche, na Alemanha devem preencher o Formulário de Propostas on-line no http://carloschagas.cnpq.br. Os requisitos são diferentes para cada modalidade. Os candidatos a doutorado integral devem ter concluído mestrado com rendimento acima da média, ter um plano de pesquisa e apresentar uma carta de aceitação de um professor alemão. Já para os candidatos a doutorado sanduíche os requisitos são: estar inscrito em um curso de doutorado no Brasil e ter rendimento acima da média; plano de pesquisa; aceitação de um orientador alemão; consentimento do orientador brasileiro; e conclusão dos créditos. Em ambos os casos, o aluno contemplado recebe bolsa mensal, auxílio cônjuge, passagem aérea e curso de alemão.
Fonte:
www.rio.daad.de

Aumenta oferta de bolsas de estudos no exterior

Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, houve um aumento na oferta de bolsas de estudos nos últimos anos. A Fundação Estudar espera conceder 50 bolsas ao invés das 35 que vem oferecendo nos últimos anos. Além da Fundação, o governo canadense, ainda segundo a reportagem, ampliou não só o número de vagas como também oferece novas modalidades de bolsas. Na reportagem, Jorge Almeida Guimarães, presidente da Capes, afirma que no ano passado houve 13% mais bolsas de estudos no exterior e que a expectativa para 2011 é que o número de bolsistas brasileiros estudando fora aumente entre 15% e 20%.
Fonte:
www1.folha.uol.com.br

Cortesia de Marcelo Di Rezende

Nenhum comentário:

Postar um comentário