sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

OAB-RS suspende, mediante processo cautelar, dois advogados

Em sessão extraordinária, realizada na noite de quarta-feira (8), o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS (TED) suspendeu, em procedimento cautelar, os advogados Marco Antonio Knack (OAB-RS nº 18.158) e Luciana Kaliski Garcia (OAB-RS nº 67.593).

As decisões, unânimes, foram baseadas no artigo 70 da Lei nº 8.904 – Estatuto da Advocacia e da OAB.

Para Knack ficou estabelecido o período de suspensão de 90 dias, pelos ilícitos de apropriações indébitas, cometidas várias vezes na comarca de Teutônia (RS). O advogado foi intimado na própria sessão, entregando suas credenciais profissionais. Ele atua especialmente no Vale do Taquari (RS).

Já Luciana, 37 de idade, que se encontra recolhida à Penitenciária Modulada de Montenegro, e não compareceu à sessão – ainda que determinada sua condução pelo juiz de Montenegro – foi suspensa pelo período de 12 meses, e foi pessoalmente ontem (9) intimada da decisão.

Ela foi presa em março de 2011, ao tentar entrar na Penitenciária Modulada de Montenegro (RS) com 20 celulares, chips e carregadores.

A aquisição de até 50 celulares em uma única leva, a procura por promoções e o pagamento à vista ajudaram a polícia e a Susepe a descobrir um esquema de distribuição de aparelhos para detentos.

A compra atípica da advogada Luciana Kaliski Garcia, 36 anos, levou lojistas a alertar as autoridades, que passaram a monitorar o trabalho e os deslocamentos dela.


Defendendo a sociedade

Segundo o presidente do TED, conselheiro seccional Sérgio Leal Martinez, "a OAB-RS vem atuando de forma firme contra os desvios cometidos pelos advogados, preservando não apenas a imagem da entidade, mas defendendo a sociedade".

O procedimento cautelar de suspensão cautelar está previsto legalmente; foi oportunizado aos dois advogados penalizados o devido processo legal.

Nos últimos dois anos, a entidade já suspendeu mais de dois mil profissionais que, em suas atuações infringiram o Estatuto da Advocacia e da OAB.

A Ordem gaúcha, ao longo dos últimos meses, já excluiu definitivamente dos seus quadros 18 advogados, cuja conduta ética, mostrou-se incompatível com a esperada pela entidade e pela sociedade.

Veja a nominata dos advogados excluídos

* Rosane Martins Scherer
* Luis Fernando dos Santos Padilha
* Pedro Moacir Vieira Cademartori
* Carlos Roberto Carvalho Soares
* Henriete Inês Gelain
* Rogério Nonnenmacher
* Luiz Carlos de Almeida Feijó
* Erivelto Garcia Nunes
* Igino Fernando Ev
* Tania Neda da Silva
* Norberto Gomes Cavalheiro
* Ana Elisa Dias Jordão
* Rodolfo Machado de Souza
* Marilena Funes da Rocha
* Cristiano Silva dos Santos
* Jorge Luiz de Moraes Proença
* Lourdes Invernizzi de Freitas
* Carlos Artur Fernandes Teixeira

Fonte: OAB-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário