segunda-feira, 26 de março de 2012

Município de Bonfinópolis/GO inaugura aterro sanitário

Na próxima sexta-feira (30/3), às 16 horas, será inaugurado o aterro sanitário do município de Bonfinópolis. O município havia sido multado, por não realizar boa gestão de resíduos sólidos, conforme prevê a Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O município firmou um termo de ajuste de conduta com o MP em março de 2010 para a instalação do aterro sanitário. No entanto, vinha mantendo a gestão dos resíduos sólidos, inclusive hospitalares, em um lixão a céu aberto. Por este motivo, a prefeitura foi multada pela Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Goiás (Semarh), em janeiro deste ano, no valor de R$ 85 mil.
Agora, a prefeitura irá fazer a adequação da disposição dos resíduos sólidos por meio de um aterro sanitário padronizado, licenciado, com a utilização de caminhão coletor compactador e coleta seletiva implantada.
A Lei Federal 12.305/2010 estabelece que não será mais permitida a utilização de lixões a partir de 2014 e os municípios deverão ter planos para que os aterros sanitários recebam somente rejeitos. (Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário