segunda-feira, 19 de março de 2012

Programa Justiça em Foco apresenta Defensoria Pública de Goiás

O programa Justiça em Foco desta semana traz uma das funções essenciais à Justiça: a Defensoria Pública. Para falar sobre o assunto, o programa convidou o defensor público-geral de Goiás, João Paulo Brzezinski, que está no cargo desde junho de 2011.
Ele é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás e doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Museo Social Argentino, de Buenos Aires.
A Defensoria Pública de Goiás, criada em abril de 2005, só foi instalada em maio de 2011. Funciona no Fórum Criminal, espaço cedido pelo Tribunal de Justiça do Estado, com 135 servidores. Por mês, são cerca de seis mil atendimentos para quem não tem condições de pagar advogado e custas judiciais, nas áreas Cível, Família, Criminal e nos Juizados Especiais.
“Assistentes sociais e psicólogos fazem toda a triagem não só do perfil financeiro, como também da necessidade da parte, porque em alguns casos foge da nossa competência como, por exemplo, pessoas buscando aposentadoria. Essa é uma prerrogativa exclusiva da Defensoria Pública da União. Em seguida é encaminhado ao defensor que vai fazer o atendimento jurídico, diagnosticar o caso e apresentar qual é a solução cabível para eventual propositura de ação ou não”, explica Brzezinski.
O Justiça em Foco vai ao ar toda segunda-feira, às 20 horas. E pode ser visto durante a semana nos horários alternativos:  quinta-feira, às 9h30; sexta-feira, às 19h; sábado, às 11h30 e domingo, às 23h30.
Fonte: TV Justiça

Um comentário:

  1. Defensoria Pública sem nenhum defensor concursado... deveria ser motivo de vergonha para o estado.

    ResponderExcluir