sexta-feira, 25 de maio de 2012

Palestra para estudantes de Direito da Universo detalha âmbito de atuação do MP

 


Cerca de 120 estudantes de Direito da Universo assistiram à palestra
Cerca de 120 acadêmicos em Direito da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) assistiram ontem (22/5), no auditório do Ministério Público, à palestra proferida pelo subcoordenador do Centro de Segurança Institucional e Inteligência (CSI), promotor Thiago Galindo Placheski, sobre a atuação institucional. O evento integra o programa de visitas institucionais ao MP, que é coordenado pela Escola Superior (ESMP).
Na abertura da palestra, o diretor da ESMP, Spiridon Nicofotis Anyfantis, agradeceu a presença dos os alunos e do professor Elder Lunarde, ressaltando o privilégio que é para o MP de Goiás receber a academia e mostrar um pouco das atividades da instituição. “A integração entre o meio acadêmico e o Ministério Público promove a rica troca de experiências”, reforçou Spiridon, que agradeceu ainda o promotor Thiago Galindo por ter aceitado o convite para ministrar a palestra aos estudantes.
Antes da exposição, foi exibido o vídeo institucional do MP-GO, que aborda os diversos campos de atuação do Ministério Público. Os alunos receberam ainda material informativo sobre a instituição: exemplares da edição nº 30 do Jornal MP Goiás e das cartilhas “Conheça o Ministério Público de Goiás” produzidas pela Assessoria de Comunicação Social.
Dicas
No “bate-papo” com os estudantes, como ele próprio definiu, Thiago Galindo procurou mostrar as particularidades da carreira de promotor de Justiça, abordando aspectos com a realidade das comarcas do interior, casos concretos de atendimento ao público; os princípios constitucionais; a diferença entre independência funcional, autonomia administrativa e autonomia funcional; a divisão do Ministério Público; garantias constitucionais; funções institucionais; funções do promotor de Justiça; prerrogativas; estrutura organizacional do MP de Goiás; função dos Centros de Apoio Operacional, entre outras informações referentes à instituição.
Humildade, postura ética, coragem, compromisso foram alguns dos conselhos dados pelo palestrante como dicas aos alunos de como proceder na carreira de promotor de Justiça. O estímulo ao estudo organizado, o prazer no estudar, a organização do tempo, o não desanimar, estar focado no estudo sempre, também integraram a lista de ensinamentos que os acadêmicos de direito receberam. (Texto: Ana Cristina Arruda e Elaine Borges/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO e ESMP – Fotos: Isabela Dias - estagiária)

Fotos
Palestra para acadêmicos foi feita pelo subcoordenador do CSI, a convite da ESMP

Palestra para acadêmicos foi feita pelo subcoordenador do CSI, a convite da ESMP
Dicas sobre a atuação dos membros do MP foram dadas pelo promotor Thiago Galindo

Dicas sobre a atuação dos membros do MP foram dadas pelo promotor Thiago Galindo
Na abertura do evento, diretor da ESMP deu as boas-vindas aos alunos

Na abertura do evento, diretor da ESMP deu as boas-vindas aos alunos

Fonte: MPGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário